domingo, 17 de novembro de 2013

Poços de Caldas – MG: Terra das águas termais

Na última semana, comecei a falar sobre Poços de Caldas, uma cidadezinha muito gostosa no sul de Minas Gerais. Nesta semana, trago mais uma sugestão de passeio na cidade e, desta vez, vem junto com a história.

De acordo com o site da Prefeitura, a história da cidade começou com a descoberta das primeiras fontes e nascentes no século XVII, encontradas no fundo de um vulcão a 85 milhões de anos. “As águas raras e com poderes de cura foram responsáveis pela prosperidade do município desde os seus primórdios, quando as terras começaram a ser ocupadas por ex-garimpeiros, desiludidos com o declínio da atividade aurífera na região das minas. Eles passaram a se dedicar sobretudo à criação de gado, sendo obrigados a percorrer longas distâncias em busca de pasto para os animais”.

As águas com poderes medicinais fizeram o município construir uma casa de banho, utilizada para tratamento de doenças cutâneas, em 1886. Outro estabelecimento com o mesmo fim, que hoje não existe mais, também foi construído em 1889. Depois, no final dos anos 20, foram construídas as Thermas Antônio Carlos. Mas, o serviço só foi inaugurado em 1931 e é considerado o primeiro estabelecimento crenoterápico suntuoso do país.

O prédio, realmente, é muito bonito.

 
Logo na entrada, também é possível verificar a beleza do edifício.


 
E é só olhar para cima que o visitante verá um belíssimo vitral no teto.


Lá, também está o Museu do Termalismo Dr. Aristides de Mello e Souza. São objetos antigos que eram utilizados em tratamentos médicos. Diz o site da Prefeitura, que este museu é o único neste segmento conhecido no Brasil.


 
O local está em reforma, mas vale a visita. Além disso, são realizados vários serviços como massagens, limpeza de pele e escalda-pés. Os valores podem ser conferidos no site da Prefeitura, que é o http://www.pocosdecaldas.mg.gov.br. O Thermas fica na Praça Pedro Sanches, s/n, no Centro, e funciona de terça a sábado, das 7h às 12h e das 14h às 20h e aos domingos, das 8h às 12h.

Deixe um comentário com a sua sugestão de passeio!

Aproveite para curtir a página do blog no Facebook. Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário